O novo Marco das Três Fronteiras já pode ser considerado um dos mais belos e importantes pontos turísticos da cidade de Foz do Iguaçu.
Revitalizado, com uma nova proposta, que integra tecnologia e história de uma forma única na cidade.
Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras, é composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, uma em Ciudad del Este e a outra em Puerto Iguazú, que são caracterizadas pelas cores da bandeira de cada país.
Depois de muito tempo esquecido no Brasil, foi completamente revitalizado no ano de 2015, e teve a segunda fase de revitalização concluída em dezembro de 2016, com a implantação de um novo projeto turístico.
O Marco das Três Fronteiras já era um dos principais pontos históricos da cidade de Foz do Iguaçu, onde encontram-se os rios Iguaçu e Paraná, porém mais do que isso, encontram-se três grandes nações da América do Sul: Argentina, Brasil e Paraguai.
O Marco simboliza um pouco da realidade da região, onde as fronteiras são tão próximas e presentes, que por vezes parecem não existir.
O novo passeio, agora com a cobrança de ingresso, é uma experiência diferente para os turistas.
As novas construções homenageiam as Missões Jesuíticas, e toda a ambientação visual e sonora do passeio direciona o foco do visitante para a história do desbravamento da região de Foz do Iguaçu, incluindo uma belíssima projeção de 12 minutos sobre Cabeza de Vaca, o primeiro europeu a ver as Cataratas do Iguaçu em 1542 (que muitas vezes é esquecido pela própria cidade) e sobre a formação política e social da cidade.
No local também há um restaurante e um parque infantil que possibilitam mais algumas opções para os visitantes. A proposta do novo projeto é que o ponto turístico seja uma opção para o final das tardes e para as noites dos turistas, integrando cultura e história ao mais belo pôr do sol de Foz do Iguaçu.
Ao lado do Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu está sendo construída a Ponte da Integração que é a segunda ponte de ligação entre o Brasil e o Paraguai.
Como é o passeio no Marco das Três Fronteiras
O atual formato do passeio é bastante contemplativo, assim o passeio leva em média um mínimo de 1 hora para ser aproveitado.
O visitante passará por uma loja de lembranças e será colocado em uma ambientação histórica das Missões Jesuíticas, onde poderá assistir uma projeção memorial sobre o desbravador Cabeza de Vaca, e após poderá contemplar o Marco das Três Fronteiras brasileiro, e a beleza da natureza onde encontram-se a Foz do Rio Iguaçu e o Rio Paraná.
Ao entardecer a paisagem torna-se um cartão postal ao vivo, com um belíssimo pôr do sol sobre o Paraguai.
Lembre-se
– O passeio tem como foco a perspectiva histórica
– Esse é um ponto histórico da cidade de Foz do Iguaçu
– Use roupas leves, já que em dias de sol pode ser muito calor
Roda-Gigante de Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu irá ganhar um novo atrativo turístico! A Roda-Gigante de Foz do Iguaçu está em fase de construção e deverá ser uma das maiores da américa latina, embora não faça parte do Marco das 3 Fronteiras, ela ficará próximo do local e será uma atração para todos que chegam ao Marco.
Quando pronta, você poderá ter uma visão privilegiada da fronteira tri-nacional, além da natureza exuberante dos rios Paraná e Iguaçu, e da Ponte da Integração.
Informações Adicionais
Site oficial: www.marcodastresfronteiras.com.br
Endereço: Av. Gen. Meira, Acesso Três Fronteiras, Foz do Iguaçu/PR
E-mail: [email protected]