Quem nunca ouviu sobre as famosas “compras no Paraguai”, principalmente durante os anos 80 e 90? Hoje a realidade local é outra, mas fazer compras em Ciudad del Este (Paraguai) continua sendo tão entusiasmante quanto antes.
Com centenas de lojas, milhares de produtos e muitos compradores que cruzam a Ponte da Amizade todos os dias.
Assim como os outros tradicionais passeios de Foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, fazer compras em Ciudad del Este também é grande, com shoppings de lojas especializadas que vão desde roupas, perfumes e brinquedos, até eletrônicos e produtos de informática, e preços abaixo dos praticados no Brasil (na maioria das vezes).
Comprar no Paraguai é uma experiência, que faz parte de visitar Foz do Iguaçu.
(Fotos da Ponte da Amizade antes da reforma de 2015.)
Ao planejar a sua viagem, é interessante saber que existem sites que disponibilizam informações e contatos de lojas, para uma pesquisa prévia de informações, mas lembre-se que os preços mudam conforme as condições do mercado e da cotação do Dólar.
O importante é ter paciência, e acompanhar o seu agente de viagem ou guia turístico, que poderá informar como aproveitar melhor o passeio, além de indicar lojas de confiança.
Como é o passeio de Compras no Paraguai
O acesso até Ciudad del Este acontece através da Ponte Internacional da Amizade, que cruza o rio Paraná, e pode ser atravessada a pé, de carro, moto-táxi, transporte turístico ou transporte público.
As principais lojas se concentram nas ruas próximas, logo após a Aduana do Paraguai, e são mais facilmente acessadas com uma caminhada.
A maioria das empresas aceitam pagamentos em Real e Dólar, lembrando que os preços são geralmente calculados pela cotação do Paraguai.
O retorno acontece novamente pela Ponte da Amizade, chegando à Aduana do Brasil, onde as compras deverão ser regularizadas.
(Foto da Ponte da Amizade antes da reforma de 2015.)
Dicas para Comprar com Segurança
- Preste atenção, tenha sempre o bom senso básico com a sua segurança, e evite usar bolsas, mochilas e joias
- Confira suas compras no balcão, junto com o vendedor
- Questione o vendedor sobre as garantias do produto e da loja
- Prefira os produtos originais e de marcas conhecidas
- Conheça o preço dos produtos no Brasil antes de procurá-los
- Evite “preços especiais” que sejam muito diferentes da média
- Prefira lojas conhecidas, ou que sejam indicadas por pessoas de sua confiança
- Embale o produto de uma forma que o transporte seja fácil e seguro para retornar ao Brasil
- Sempre regularize as suas compras na Aduana Brasileira
- Procure sempre ir ao Paraguai acompanhado, ou utilizando o serviço de uma empresa de turismo de confiança
- Pagamentos no cartão de crédito estão sujeitos à grandes variações nos valores, confira com o vendedor antes de fechar a compra
Cotas e Regularização das suas Compras no Paraguai
Ao voltar para o Brasil, logo após a Ponte da Amizade, haverá a Aduana Brasileira, onde poderá ser feita a regularização das suas compras, com o registro e o pagamento do imposto (sendo o caso, na própria Aduana existe uma agência bancária onde é realizado o pagamento). As informações detalhadas para a regularização das suas compras podem ser acessadas pelo site da Receita Federal.
É importante que em toda compra realizada no Paraguai seja solicitada a nota fiscal para utilização na regularização, com a inclusão do RG do comprador.
A cota é de U$ 500,00 por pessoa à cada mês, porém, além do valor, é importante procurar as regras de quantidade e características dos produtos que podem ser comprados, para os detalhes leia o Artigo 33.
Já o imposto, é calculado em “50% sobre o valor tributável dos bens”, ou seja, na prática, calcula-se 50% sobre o excedente à cota. Um exemplo ilustrativo do cálculo é, U$ 700,00 em compras excedem em U$ 200,00 a cota (700 – 500), assim o imposto será de U$ 100,00 (50% de U$ 200).
Mais do que uma obrigação, é também um respeito a si próprio como turista, que a regularização seja feita conforme a lei. Produtos que não estejam regularizados estão sujeitos à fiscalização no aeroporto e nas rodovias da região.
Tarifas
Não existe tarifa de entrada em Ciudad del Este (Paraguai), mas existem impostos sobre as compras no retorno ao Brasil, na aduana brasileira.
Lembre-se
– Você está indo para outro país
– Leve seus documentos pessoais para a entrada e saída do Paraguai
– Existem empresas que oferecem serviços de guia turístico e transporte para auxiliar nas compras, procure empresas confiáveis
– Confira suas compras ainda no balcão da loja, junto com o vendedor
– Use roupas confortáveis e calçado apropriado para a caminhada
– O passeio dura em média de 2 a 5 horas, podendo se estender